Quem somos

O Projeto Ciranda – Música e Cidadania é uma associação civil sem fins lucrativos reconhecida como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) pelo Ministério da Justiça, criada para desenvolver ações nas áreas da educação e cultura, utilizando a música como ferramenta de cidadania. A Instituição possui várias frentes de trabalho tendo como base de ação o “Centro de Educação Musical e Artística”, localizado no centro de Cuiabá, Mato Grosso, numa área ampla, arborizada e de fácil acesso. Na capital, o Projeto atende regularmente cerca de 220 crianças e adolescentes de baixa renda, vindos de diversos bairros de Cuiabá, Várzea Grande, e outros municípios da ‘Baixada Cuiabana’. A grande maioria está regularmente matriculada na rede pública de ensino.


As pessoas selecionadas como ‘bolsistas’ do Projeto Ciranda dispõe gratuitamente de todas as condições para desenvolverem-se: aulas do instrumento musical da sua escolha, aulas de disciplinas teóricas auxiliares, o instrumento musical, métodos, partituras, vale transporte, dispondo ainda da biblioteca do Projeto Ciranda, do estúdio de gravação, do palco coberto para ensaios e apresentações e da área de convivência. Além das atividades regulares, são oferecidos constantemente cursos de capacitação profissional nas áreas de produção de áudio (técnico de som e gravação) e produção cultural.

Desde sua criação em fevereiro de 2003, o Projeto Ciranda tem conseguido, de diversas maneiras, inserir jovens no mercado de trabalho. As aptidões de cada indivíduo manifestam-se claramente ao longo do processo de aprendizado. Enquanto os músicos bolsistas mais talentosos são absorvidos pelos grupos profissionais e semiprofissionais da região, os jovens que se dedicaram aos cursos de capacitação começam a encontrar seu caminho nos mais diferentes segmentos do ‘mercado da cultura’. Há uma grande demanda nos estúdios de gravação, nas empresas que prestam serviços de sonorização, e principalmente, na produção e gestão de projetos culturais.

Além disso, as empresas parceiras do Projeto Ciranda estão de portas abertas para empregar aqueles que o Projeto aponta como promissores por que sabem que estas pessoas, ao longo do processo de aprendizado musical, desenvolveram qualidades essenciais para o sucesso profissional em qualquer setor. Concentração, memória, disciplina, comprometimento, determinação, persistência, respeito ao próximo e capacidade de conviver em grupo são qualidades comuns a músicos profissionais e estudantes de música. Estas pessoas, tornando-se músicos profissionais ou não, serão, sem dúvida, cidadãos plenos, conscientes dos seus direitos e deveres, prontos para serem agentes transformadores da nossa realidade social.